Uma
das principais dificuldade de empreendedores criativos (especialmente artistas)
com os quais trabalho é conseguir entender como sua ideia cria valor para os
outros e, assim, conseguir vislumbrar um negócio no que fazem.
Para muitos deles, é mais fácil valorizar a própria criação (por
isso mesmo muitos artistas afirmam que criam para si mesmos), mas é difícil
perceber e identificar como o que fazem pode impactar o mundo e,
consequentemente, entender como cobrar pelos serviços e produtos que oferecem.
Há diversas formas de criar valor para outras pessoas e hoje pretendo explorar
algumas delas. Elas não são excludentes e podem ser, inclusive, sobrepostas num
mesmo negócio ou carreira criativa.
1. Encante:
preste atenção nos pequenos detalhes na relação com os clientes. Faça algo que,
a princípio parecia simples e sem graça, ganhar áurea de experiência. Preste
atenção em todo o processo de contato com seu cliente e entenda como encantar
em cada detalhe. No e-mail, no momento da compra, na embalagem, em uma
surpresa, em fazer o que não foi prometido, no momento do consumo, no
pós-venda…
2. Preencha uma lacuna:
preste atenção em lugares que ninguém prestou ainda e preencha esse vazio com o
que você oferece. Se pergunte: quais são os buracos no mercado em que você atua
e como você pode preenchê-los com o que você faz?
3. Faça melhor e/ou diferente:
preste atenção nas pessoas e empresas que fazem algo semelhante ao que você
faz, mas se proponha a fazer melhor, de maneira diferente, ou fazer melhor e
diferente.
4. Resolva um problema:
preste atenção em problemas não resolvidos no mercado no qual atua e ofereça
soluções que possam eliminar a dor que essas pessoas vivem ao não terem suas
dificuldades resolvidas.
5. Misture coisas nunca misturadas:
misture duas ou mais ideias ou formas de fazer nunca antes misturadas. Proponha
algo que reúna, em um só produto, serviço ou projeto, ideias que nunca
caminharam lado a lado.
6. Inspire:
lidere uma revolução, proponha uma nova forma de ver o mundo, ilumine o queprecisa de luz.
fonte: Rafaela Cappai . Blog Empreendedores Criativos
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